Ler é Viver (Outras Vidas) - De 9 a 13 de maio de 2017

terça-feira, 9 de maio de 2017

Às maio 09, 2017 por Livros aOeste   Sem comentários

Começo esta crónica com algo que, ao ler este título, o leitor deve ter pensado de imediato procurar: a definição de "Speakers' Corner". Sim, fomos ao Google, e retirámos este texto da Wikipédia:

O Speakers' Corner (Recanto do Orador) é um local situado no nordeste do Hyde Park, em Londres, Reino Unido. Tradicionalmente, no Speakers' Corner, qualquer cidadão pode fazer discursos a criticar qualquer um, com exceção da Família Real e do Governo inglês. Para discursar, o orador tem de estar sobre um caixote pois, segundo a tradição britânica, o orador não pode estar sobre solo inglês. Assim, sem pisar solo nacional, o orador fica isento das leis e tradições britânicas. Existem locais semelhantes ao Speakers' Corner em vários países: Austrália, Trindade e Tobago, Singapura, Holanda e Estados Unidos da América.

Agora que todos sabemos o que é o Speakers' Corner, resta-me falar da surpresa na abertura deste espaço, no primeiro dia do Festival Literário Livros a Oeste. Começou por volta das 17H00 e, apesar de estar programado para o Largo D. Lourenço Vicente, este momento de verdadeira inspiração dos lourinhanenses acabou por acontecer junto à tenda da Feira do Livro, mesmo em frente à Câmara Municipal da Lourinhã. 

Começámos por ouvir rimas, passámos pelo rap e entrámos, por fim, na poesia. Mais de uma dezena de pessoas decidiu participar e a verdade é que o "bichinho"começou a crescer naqueles que assistiam ao momento. Tanto, que a grande surpresa acabou por aparecer: o vereador Fernando Oliveira, declamou um poema de Manuel Alegre, um dos convidados de destaque deste primeiro dia de Livros a Oeste. Com uma entoação e uma cadência bastante interessantes e surpreendentes, o vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã acabou por cativar todos os que assistiam. A coluna de som e o microfone mantiveram-se por cerca de uma hora, junto ao púlpito, por onde muitos lourinhanenses passaram e onde leram também contos, excertos de obras literárias e tudo o que lhes "veio à ideia". 

A atividade Speakers' Corner repete-se diariamente, às 17H00, no Largo D. Lourenço Vicente. Caso as condições climatéricas não o permitam, realizar-se-á na tenda da Feira do Livro. Esperamos por si!

0 comentários:

Enviar um comentário